12 March, 2021

Resenha: Buried By Lava - Blind Truth - EP (2020)

Talvez eu tenha que confessar: Portugal ultimamente está apresentando uma onda de boas bandas no cenário atual do metal, cada dia que se passa me surpreendo mais com as bandas que escuto vindas deste país. Gaerea, Torn Fabriks e Mindtaker tem sido bandas essenciais na minha playlist do metal lusitano.

Acredito que hoje tenho por obrigação de adicionar mais uma banda Portuguesa a essa playlist, e esta banda é a banda ao qual apresentarei para vocês hoje: 
APRESENTO A VOCÊS A BANDA BURIED BY LAVA VINDA DIRETAMENTE DE AÇORES, HOJE NAS RESENHAS COM O EP "BLIND TRUTH" LANÇADO EM 2020.

BLIND TRUTH - EP (2020)
BURIED BY LAVA

Tracklist:
01 - Spiritual Awakening
02 - God Of Sand
03 - Blind Truth
04 - Rise Up
05 - Inertia
06 - Mental Decay
07 - Till Death Do Us Part

A banda Buried By Lava é uma banda de Hardcore Punk vinda de Açores, na Ilha de São Miguel, localizado no Oceano Atlântico, um lugar formado pela atividade vulcânica (isso explica o nome da banda, "enterrado pela lava" em tradução livre).


A banda foi formada em 2017, por Stevens Medeiros no vocal, Hugo Oliveira na guitarra, Luis Pacheco no baixo e Cláudio Fernandes na bateria. No dia 28 de maio de 2020 a banda lançou seu primeiro trabalho oficial completamente autoral, o EP chamado "Blind Truth", onde a banda mostrou um forte potencial com um som de qualidade e muito bem feito.

O som da banda é um Hardcore Punk com fortes influências vindas do Nu Metal, Metalcore e Groove Metal, uma mistura que tem um resultado muito bom, e é justamente por causa desta mistura que a banda esta aqui hoje.

A faixa "Spiritual Awakening" é o intro que abre para a música " God Of Sand", onde a banda já mostra a agressividade vinda do Hardcore Punk com uma mescla do Thrash Metal e do Metalcore para o riff principal da música. Nesta faixa o vocal limpo é um grande destaque que entra num momento muito oportuno dando a "cara" da banda.


Em "Blind Truth" a banda já começa com a agressividade tradicional do Hardcore com vocais mais guturais que em seguinda muda ligeiramente para uma guitarras mais melódicas e vocais limpos como vemos tradicionalmente no Nu Metal. O grande destaque da faixa vai para o som do baixo que ficou espectacular, Luis Pacheco fez um ótimo trabalho aqui.


No início de "Rise Up" confesso que senti o "feeling" das guitarras que vemos nos franceses do Gojira, realmente aqui as guitarras ganham um destaque especial com um som mais experimental e como sempre temos a performance vocal perfeita de Stevens Medeiros.


A faixa "Inertia" é de longe a música mais leve de todo o álbum quase um "balada" do Nu Metal com breves momentos de fúria do Hardcore, bem mais carregado que as músicas anteriores.


"Mental Decay" segue na mesma fórmula de "God Of Sand", mas se preparando gradualmente pra sair da leveza de "Inertia", finalizando com um Breakdown brutal.


A última faixa, "Till Death Do Us Part" segue com a pegada mais Nu Metal, o vocal limpo é mais explorado do que vimos nas faixas anteriores seguindo um andamento médio como vemos de costume no Groove Metal.


No geral o que vemos aqui é uma banda que não tem medo de explorar as variações do gênero, e exploram muito bem, sem ficar devendo e sem exagerar. O trabalho vocal é impressionante, a guitarra ficou muito bem colocada e soube explorar com maestria a variação de gêneros. O baixo fica muito bem marcado e acompanha perfeitamente os andamentos da bateria que metra muito bem o tempo sem exagerar ou ficar devendo nas viradas.

NOTA: 8,5 / 10

Abaixo vai os links relacionados a banda, não esqueçam de segui-los nas redes sociais e soltar aquele "Like" no YouTube, dêem uma força pros caras.
Facebook:

Spotify:

Youtube:

1 comment: