03 January, 2022

Os Melhores Lançamentos do Metal em 2021


2021 com certeza não foi um ano fácil para todos nós, com a pandemia e muita coisa acontecendo ao redor do mundo muitos vão querer deixar este ano em definitivo no passado.

Por outro lado, 2021 acabou por ser um ano muito produtivo para o Metal e com certeza nós aproveitamos bastante do tempo que gastamos em quarentena ouvindo vários e vários lançamentos, tanto de bandas iniciantes como de bandas veteranas.

Um destaque especial para muitas bandas que lançaram o seu debut neste ano e mostraram um trabalho sensacional e garantindo que teremos bastante Metal de qualidade por muito tempo. Confesso que fiquei impressionado com muitas bandas aleatórias que escutei durante todo o ano.

Então aí vai o nosso tradicional Top 25 álbuns do ano com nossas faixas favoritas, destaques de cada álbum e nossas menções honrosas às bandas que não entraram no top mas merecem aquele destaque pelo ótimo trabalho, afinal não foi fácil selecionar o nosso top 25.....


25 - CRYPTOSIS🇳🇱 - BIONIC SWARM
(Progressive Thrash Metal)

Faixa favorita: "Prospect Of Immortality"

Abrindo a nossa lista vamos com o debut da banda de Thrash Metal Holandesa Cryptosis, banda antes conhecida pelo nome de Distillator fundada em 2013 mudando o seu nome em 2020.
Um Thrash Metal veloz e moderno com guitarras afiadissimas e um vocal que lembra bastante a voz de Mem Von Stein do Exumer. Aqui temos um grande foco na melodia construdida com maestria e que mostra uma ótima harmonia entre o grupo, andamentos sempre mudando mas constantemente na alta velocidade tradicional do Thrash Metal acompanhado daquelas guitarras mais caóticas como vemos tradicionalmente no Metal Progressivo criando aquela atmosfera futurista ao qual a banda trás como temática do álbum: Um futuro onde a tecnologia e as máquinas são dominantes em todos os aspectos.
Destaque para "Decypher", a cadenciada "Prospect Of Immortality", "Conjuring The Egoist" e "Flux Divergence".


24 - ЭПИДЕМИЯ🇷🇺 (Epidemia) - ПРИЗРАКИ И ТЕНИ (GHOSTS AND SHADOWS)
(Power Metal)

Faixa favorita: "Паладин / Paladin"

Temos aqui talvez uma das bandas mais subestimadas do Metal. O lendário Epidemia da Rússia lança finalmente o seu décimo álbum de estúdio aos 28 anos de carreira mais fortes do que nunca. Composições velozes e melodias marcantes, destacadas por um vocal que não só canta muito bem como canta em russo, idioma este que por algum motivo é muito bonito de ser escutado em um Power Metal. Ah, não podemos esquecer, todo bom Power Metal sempre vem acompanhado de histórias épicas e aqui não é diferente.
Destaque para "Возвращение Корвина / Return Of Corwin", "Паладин / Paladin", "Тор и Рагнарёк / Thor and Ragnarok", "Корум (Серебряная рука) / Corum (The Silver Hand)" e "Призраки и тени / Ghosts And Shadows".


23 - WITCHCRYER🇺🇲 - WHEN THEIR GODS COME FOR YOU
(Doom Metal)

Faixa favorita: "Nemesis, The Inevitable"

Em nossa vigésima terceira posição vamos com a banda norte americana de Doom Metal WitchCryer que neste ano de 2021 lançou o seu segundo álbum e cravou na nossa lista. Um Doom Metal bem compassado com aquela pegada do Black Sabbath e Saint Vitus, em alguns momentos mais carregados e compassados, e em outros mais com aquela cara do Rock dos anos 70.
A vocalista Suzy Bravo faz um trabalho excepcional alternando bem as técnicas vocais com um drive cheio de atitude e sem desafinar, cantando perfeitamente de acordo com a entonação da música. O som do baixo aqui é sensacional, Marilyn tratou de deixar o som sem "buracos" e com certeza deixou sua marca no álbum. A bateria aqui não exagera, Javi Moctezuma simplesmente vai com calma e pega bem o tempo do baixista enquanto o guitarrista Jason Muxlow executa seus riffs de forma cirúrgica.
Confesso que logo que ouvi não curti logo de cara, mas a medida que o álbum passa melhor ele fica. Com certeza temos uma bela evolução da banda em relação ao álbum anterior.
Destaque para a carregada "Hellmouth", "Sisyphis, Holy Roller", "Nemesis, The Inevitable" onde Suzy Bravo mostra toda a sua potência vocal, "I Rise" e "When Their Gods Come For You".


22 - GOJIRA🇫🇷 - FORTITUDE
(Groove/Progressive Metal)

Faixa favorita: "Into The Storm"

Neste ano de 2021 o Gojira resolveu seguir mais além dos passo do seu álbum anterior "Magma" deixando as influências vindas do Death Metal e entrando mais para o Metal Progressivo com composições mais simples, "experimentais"e melodicas com andamentos mais cadenciados.
Destaque para "Amazonia", "The Chant", "Into The Storm", "The Trails" e "Grind".


21 - CANNIBAL CORPSE🇺🇲 - VIOLENCE UNIMAGINED
(Death Metal)

Faixa favorita: "Murderous Rampage"

Os deuses do Death Metal estão de volta, e como sempre violentos e devastadores.
Este é o primeiro álbum da banda com o guitarrista Eric Rutan  comhecido pelos seus trabalhos no Hate Eternal que entrou para substituir Pat O'brien que foi afastado da banda após os incidentes no final de 2018.
Como sempre a banda vem inspiradissima com uma pegada pesada e brutal, guitarras bem cordenadas e riffs matadores acompanhando dos pontes vocais de George Fisher. Vale mencionar a arte brutal da capa do álbum que inclusive chegou a ser censurada e tendo que ser substituida por uma alternativa, afinal se não rolar censura, não é Cannibal Corpse.
Destaque para "Murderous Rampage", "Inhumane Harvest", "Ritual Annihilation", "Bound And Burned" e "Overtorture".


20 - SAVAGE DEITY🇹🇭 - DECADE OF SAVAGERY
(Death Metal)

Faixa favorita: "Crucifather"

Sabe aquele cara que fala que Death Metal atual não presta? Pois é, mostre esse álbum para ele.
O Savage Deity chega neste ano de 2021 com o seu terceiro álbum e simplesmente consegue nos transportar de volta para o Death Metal no início dos anos 90 com aquela pegada de Deicide e Monstrosity. Sem mais. Apenas ouça.
Destaque para "Crucifather", "Filthy Rotation", "Christ Tension", "Kill This Cult" e "Perish Mangda".


19 - DRAGONBREATH🇨🇾 - THE AWAKENING
(Heavy Metal)

Faixa favorita: "1974"

Simplesmente um bom e velho Heavy Metal sem firulas. Heavy Metal Épico da melhor qualidade com aquela vibe do NWOBHM lembrando um pouco daquele peso do Manilla Road com vocais potentes e muito bem executados.
Destaque para "Thermopylae", "The Curse", "1974", "Deadly Strike", "Warrior Within".


18 - ENFORCED🇺🇲 - KILL GRID
(Thrash Metal)

Faixa favorita: "Blood Ribbon"

O Enforced chegou neste ano de 2021 chutando a porta e colocando pra fora os seus melhores riffs para o seu segundo álbum, seguindo o som tradicional da banda, aquele bom e velho Thrash Metal sujo e sem frescuras com fortes influências do Hardcore Punk, naquela mesma pegada do Power Trip e High Command.
Destaque para "UXO", "Kill Grid", "Hemorrhage", "Blood Ribbon".


17 - ARCHSPIRE🇨🇦 - BLEED THE FUTURE
(Technical Progressive Death Metal)

Faixa favorita: "Drone Corpse Aviator"

O Archspire é indubitavelmente uma das melhores bandas de Death Técnico surgidas nos últimos tempo. O que explica isso? A harmonia da banda para tocar em ritmos quebrados e composições extremamente complexas na velocidade da luz sem se enrolar. Com certeza em razão de seus ótimos músicos, sem destaques a mais para uns ou para outros, o trabalho em equipe aqui é sensacional.
Destaque para as faixas "Drone Corpse Aviator", "Golden Mouth Of Ruin", "Drain Of Incarnation", "Reverie On The Onyx", "A.U.M.".


16 - FROZEN SOUL🇺🇲 - CRYPT OF ICE
(Death Metal)

Faixa favorita: "Artic Stranglehold"


O Frozen Soul é uma banda de Death Metal vinda diretamente do Texas nos Estados Unidos e está em atividade desde 2018 botando espectativas no seu debut desde o lançamento da demo "Encased In Ice" lançada em Março de 2019.
Aqui temos um Death Metal Cavernoso com uma atmosfera bem pesada e muitos, mas muitos riffs mesmo, sem descanso para o seu pescoço, apena bata cabeça.
Destaque para "Crypt Of Ice", "Artic Stranglehold", "Merciless" e "Encased In Ice".


15 - EDU FALASCHI🇧🇷 - VERA CRUZ
(Power Metal)

Faixa favorita: "Land Ahoy"

Neste ano de 2021 recebemos o mais novo trabalho deste que é um dos maiores cantores do Metal Brasileiro e que já fez parte do lendário Angra substituindo o saudoso André Matos.
Antes de qualquer coisa, já podemos falar que o trabalho apresentado aqui é genial, impecável do início ao fim, e com certeza o melhor lançamento do Metal Brasileiro este ano.
Um Power Metal com pitadas de Progressivo e Sinfônico, construções muito complexas muito bem executadas com destaque para as guitarras extremamente velozes que executam melodias que constantemente "atravessam" no andamento da música. 
Não podemos deixar de mencionar a técnica absurda dos músicos aqui presentes sendo eles Diogo Mafra e Roberto Barros nas guitarras, Raphael Dafras no baixo, Fábio Laguna no piano e o virtuoso Aquiles Priestes na bateria.
Aqui o trabalho foca na fábula medieval que conta a história de Jorge (o escolhido para acabar na Ordem da Cruz de Nero), rendendo pouco mais de 1 hora de boa música que com certeza deixa a história contada fixada nas nossas mentes da melhor forma possível. Não podemos esquecer que é simplesmente sensacional ver como Edu está com mais "sangue nos olhos" do que nunca após passar um tempo afastado devido aos problemas de saúde que prejudicaram sua voz.
Destaque para "The Ancestry", "Skies In Your Eyes", "Land Ahoy", "Mirror Of Delusion" e "Face Of The Storm" que conta com a participação especial de Max Cavalera.


14 - EXIST🇵🇱 - IN THE VOID WE LAST
(Thrash Metal)

Faixa favorita: "Far Beyond The Light"

Fundada em 2014, a banda de Thrash Metal Exist não parecia ser um grande destaque com o lançamento do seu EP "Get Your Own" lançado em 2017 pelas composições mais simples, mas neste ano de 2021 após um bom tempo desde o início das atividades a banda resolveu calar a boca dos críticos e nos jogou esta belíssima obra chamada "In The Void We Last", um Thrash Metal Moderno com riffs velozes beirando o Thrash Progressivo com uma pegada um pouco mais melodica com solos que lembram bastante dos solos que ouvimos tradicionalmente no Power Metal. Esse com certeza foi uma das melhores descobertas que fiz em 2021.
Destaque para "Far Beyond The Light", "High As Fuck", "Our Seduction", "In The Void We Last" e "Excluded From Society".


13 - PORTRAIT🇸🇪 - AT ONE WITH NONE
(Heavy Metal)

Faixa favorita: "Ashen"

Aqui temos um bom velho Heavy Metal melodico, bem cadenciado e carregado, com vocais que remetem um pouco ao vocal icônico de King Diamond, e andamentos bem parecido ao que vemos em bandas como o Manilla Road por exemplo.
Destaques para "At One With None", "Phantom Fanthomer", "Ashen" e "The Gallow's Crossing".


12 - GHOST BATH🇺🇲 - SELF LOATHER
(Atmospheric Black Metal)

Faixa favorita: "Sanguine Mask"

Ghost Bath anuncia o lançamento do seu meis novo álbum chamado Self Loather, minhas espectativas? Zero
Conhecendo os álbuns anteriores talvez não viesse uma grande expectativa em cima do álbum já que a banda fazia um Depressive Suicidal Black Metal gritado parecendo até que não tinha letra com composições bem carregadas. Mas no Self Loather a banda simplesmente resolveu variar mais e experimentar algo mais Atmosférico com composições mais complexas e o resultado ficou sensacional. 
O que eu posso dizer é: sim, eles calaram minha boca.
Destaque para "Convince Me To Bleed", "Hide From The Sun", "Sanguine Mask", "For It Is A Veil" e "Unbearable".


11 - NEKROMANTHEON🇳🇴 - VISIONS OF TRISMEGISTOS
(Thrash Metal)

Faixa favorita: "The Visions Of Trismegistos"

Você procura por riffs velozes e violentos? Aqui está! Nekromantheon chega com o seu terceiro álbum com muitos e muitos riffs destruidores, velocidade devastadora e metal cortante nos lembrando bastante dos bons tempos de Slayer.
Destaque para "The Visions Of Trismegistos", "Seven Rulers Of Fate", "Neptune Descent", "Dead Temples" e "Zealot Reign".


10 - SARKE🇳🇴 - ALLSIGHR
(Black/Thrash Metal)

Faixa favorita: "Grim Awakening"


Confesso que de uma certa forma é difícil rotular o som que vemos com o Sarke mas antes de qualquer coisa temos um Black Metal como base que acaba se musturando com as pegadas mais diversificadas com um pouco de Thrash, um pouco de Heavy e um pouco daquela boa pegada do rock 'n roll dos anos 70/80.
Destaques para "Bleak Reflections", "Grim Awakening", "Funeral Fire", "Beheading Of The Circus Director", "Glacial Casket" e "Imprisioned".


09 - FEAR FACTORY🇺🇲 - AGGRESSION CONTINUUM
(Industrial Metal)

Faixa favorita: "End Of Line"


Fear Factory em sue último trabalho com Burton C. Bell, e com certeza ele fechou seus trabalhos aqui com chave de ouro nos trazendo de volta aos bons tempos de Demanufacture e Digimortal, som pesadíssimo alternando em alguns momentos pro vocal limpo agindo em meio a brutalidade da bateria com bumbos potentes e guitarras avassaladoras.
Destaques para "Recode", "Disruptor", "Fuel Injected Suicide Machine", "Manufactured Hope", "Cognitive Dissonance", "Monolith" e "End Of Line".


08 - ACCEPT🇩🇪 - TOO MEAN TO DIE
(Heavy Metal)

Faixa favorita: "No Ones Master"

Accept chegando mais uma vez com o seu décimo sexto álbum de estúdio esmagador como sempre uma pegada Rock 'n Roll com solos sensacionais que só Wolf Hoffmann poderia fazer.
Uma coisa eu posso afirmar: O Accept é uma daquelas bandas que envelheceu muito bem.
Destaque para "Zombie Apocalypse", "Overnight Sensation" que nos lembra o Accept nos primeiros álbuns, "No Ones Master", "Sucks To Be You" e "Not My Problem".


07 - BE'LAKOR🇦🇺 - COHERENCE
(Melodic Death Metal)

Faixa favorita: "Locus"

Be'lakor como sempre mostrando a sua maestria em fazer músicas grandes sem fazer o ouvinte perder o foco com um Death Metal bem melodico com guitarras bem elaboradas e ao mesmo tempo pesado com vocais destruidores voltando mais a essência do fantástico "Stone's Reach" que é considerado por muitos o melhor álbum da banda até o momento.
Destaques para "Locus", "Foothold", "Valence" e "Hidden Window".


06 - U.D.O.🇩🇪 - GAME OVER
(Heavy Metal)

Faixa favorita: "Kids And Guns"

Esse cara é simplesmente é uma máquina de fazer álbuns, uma das vozes mais inconfundíveis do met chega ao seu décimo sétimo sem perder o vigor do Heavy Metal tradicional em alguns momentos encontrado o Hard Rock em músicas mais lentas, rendendo mais de uma hora de play com 16 músicas mostrando que apesar da idade Udo continua inspiradissimo.
Vale também mecionar que Udo está bem servido de músicos em sua banda, e em dados momentos parece até que Wolf Hoffmann ainda escreve as linhas de guitarra.
Destaques para "Prophecy", "Metal Never Dies", "Kids And Guns", "Unbroken" e "Thunder Road".


05 - EXODUS🇺🇲 - PERSONA NON GRATA
(Thrash Metal)

Faixa favorita: "The Beatings Will Continue (Until Morale Improves)"


Depois de 7 anos sem inéditas, Gary Holt que estava a serviço do Slayer volta em definitivo às atividades no Exodus já prometendo novo álbum com Steve Souza prometendo um álbum brutal. O que esperar? Sangue nos olhos.
Um trabalho sensacional seguindo na mesma veia do seu antecessor "Blood In Blood Out" e como sempre, fãs satisfeitos com o sensacional trabalho feito em meio as turbulências que a banda enfrentava não só graças a pandemia mas também ao recente diagnóstico de câncer para o baterista Tom Hunting. No final deu tudo certo e agora temos essa maravilha de álbum para ouvir.
Destaque para "R.E.M.F.", "Elitist", "Prescribing Horror", "The Beatings Will Continue (Until Morale Improves)", "Clickbait" e "Antiseed".


04 - CARCASS🇬🇧 - TORN ARTERIES
(Melodic Death Metal)

Faixa favorita: "Kelly's Meat Emporium"

Os reis do Goregrind estão de volta depois de um bom tempo sem inéditas. Primeiramente a banda nos deixou na espectativa lançando o EP "Despicable" em 2020 apresentando 4 músicas inéditas incluindo "Under The Of The Scalpel Blade" que é o primeiro single do álbum "Torn Arteries".
E o Carcass vem como sempre vieram: de forma Cirúrgica trazendo uma boa combinação de Death Metal com a agressividade do Goregrind e guitarras bem elaboradas ao bom MeloDeath Style.
Destaque para "Dance Of Ixtab", "Under The Scapel Of The Blade", "Flesh Ripping Sonic Torment Limited", "Kelly's Meat Emporium" e "The Scythe's Remorseless Swing".


03 - SCARECROW🇷🇺 - SCARECROW II
(Heavy/Hard/Doom Metal)

Faixa favorita: "Spirit Seducer"

"Não se mais bandas como antigamente", talvez sim, mas os russos do Scarecrow vieram para dizer o contrário. Esses caras me impressionam desde o lançamento do primeiro álbum, o sensacional "Scarecrow" em 2019 e me deixaram numa expectativa monstra para o mais novo lançamento.
Sim, minhas expectativas foram superadas e a banda voltou pra mais do melhor. Um Heavy Metal clássico combinado com aquelas guitarras de Doom Metal, um negócio meio Jazz bem ao estilo das bandas de Rock dos anos 70/80, com um vocal potente no mesmo timbre que o nosso querido Robert Plant em sua época de ouro no Led Zeppelin. A medalha de bronze foi merecida.
Destaque para "Blizzard", "Magic Flower", "Spirit Seducer" e "The Mushroom Wizard".


02 - ORBITAL SOUL SYSTEM🇷🇺 - ETERNAL VOYAGE
(Atmospheric/Progressive Death Metal)

Faixa favorita: "The Path"

Com a nossa medalha de Prata, mais uma banda russa na lista, desta vez uma banda de um homem só fazendo um som simplesmente brilhante.
Um Death Metal cósmico com uma atmosfera sensacional que simplesmente te leva pra outra dimensão com guturais ásperos e alguns vocais limpos lembrando um pouco os vocais do nosso saudoso Peter Steele. Destaque especial para a melodia criada pelos sintetizadores e acompanhadas pelas guitarras que nos fazem viajar no som.
Destaque para "Into The Sun", "The Path", "Fear The Rain", "Eternal Voyage" e "Predator".


01 - KANONENFIEBER🇩🇪 - MENSCHENSMÜHLE
(Atmospheric Black/Death Metal)

Faixa favorita: "Grabenkampf"

Com a nossa medalha de ouro temos este trabalho sensacional feito por um homem só que atende pelo pseudônimo de Noise. Um Black Metal Atmosférico combinado ao Death com uma temática voltada para a primeira guerra mundial, com as letras baseadas em cartas e documentos de época. Simplesmente sem palavras pra descrever o quão impressionante o som ficou.
Destaque para as faixas "Die Feuertaufe", "Die Schlacht bei Tannenberg", "Grabenkampf", "Unterstandsangst", e finalizando o álbum apenas na voz e violão "Verscharrt und ungerühmt".
_______________________

E não podemos também deixar de fazer uma menção honrosa aos álbuns que também foram sensacionais mas não entraram para a lista:
1914🇺🇦 - "Where Fear And Weapons Meet", Becoming The Entity🇲🇽 - "Beyond Cygnus", Demoted🇷🇴 - "Envenomed Redemption", Helloween🇩🇪 - "Helloween", Maze Of Terror🇵🇪 - "Offer To The Fucking Beasts", Møl🇩🇰 - "Diorama", Paranorm🇸🇪 - "Empyrean", Sanguisugabogg🇺🇲 - "Tortured Whole", Warkings🇩🇪🇦🇹🇨🇭 - "Revolution" e Wraith🇺🇲 - "Undo The Chains".

E aí galera, ficou faltando faltando algum álbum? Mudaria alguma coisa?
Deixe sua opinião nos comentários!

2 comments: